Close

Resenha – “A BESTA DOS MIL ANOS”

(Post do blog “Alegria de Viver e Amar o que é bom”)

LIVRO: “A BESTA DOS MIL ANOS” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: TRILOGIA DO APOCALIPSE
LIVRO: 1
AUTOR: ILMAR PENNA MARINHO JÚNIOR
EDITORA: JAGUATIRICA
PÁGINAS – 3042ª
EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: – 978-85-5662-129-0

CITAÇÃO:
“Aquilo que não serve mais é eliminado para dar lugar a coisas novas. Plutão está entrando na sua casa doze. Vai levar para fora todas as coisas reprimidas. É como se fosse um terremoto.” (pág. 21)
“Não é o lugar que importa. É o traço do destino que está escrito nas mãos e nas estrelas. Você vai acabar achando, onde ele estiver, minha filha. Tenha fé nisso.” (pág. 51)
“Aurélien ganhava, aos poucos, em seu íntimo, uma crescente consciência de que a vida é uma viagem cheia de mistérios e surpresas, ligados à grande aventura de estar no mundo, que marcava a evolução do homem sobre a Terra.” (pág. 61)
“[…] Era essa a mensagem ali contida: ‘Recebo o impacto total das forças da Criação. Devolvo sentido a vidas que parecem sem sentido e propósito para um mundo que muitas vezes parece sem resolução. A ordem retorna. A estrutura emerge. Tudo se arruma.’ “ (pág. 69)

ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA-
Toda preta com letras prateadas e alguns pilares de pedra na parte de baixo, representando o Castelo de Angers.A capa é um tanto sinistra, porém tem tudo haver com o conteúdo do livro.Projeto gráfico: Aline Martins/Sem Serifa.
NOTA: 4,50 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:
As folhas são amareladas com letras medianas e pretas. Fonte Dante MT Std.Papel Pólen 70g/m²Conteúdo: dedicatória; sumário; e, trinta capítulo numerados em algarismos romanos e com logotipo de pequeno arabesco acima.Feita por: Aline Martins/Sem Serifa. Formato: 14x21cm
NOTA: 4,80 DE 5,00

– ESCRITA:
A narrativa é descritiva em terceira pessoa com diálogos dinâmicos e com linguagem contemporânea, repleta de conhecimento e alguns termos estrangeiros. Em alguns trechos a linguagem se transforma em um tanto poética e bem culta.A escrita é envolvente e estimulante.A revisão está perfeita.Feita por: Hanny Saraiva.
NOTA: 5,00 DE 5,00

CITAÇÃO:
“-O menino acertou – confirmou o padre Antoine. – O dinheiro é a grande mentira do universo, a serviço de Satanás e seus adoradores. O diabo está livre dos mil anos de condenação e solto no mundo que ergue o dinheiro ao céu como um Deus.” (pág. 101)
“[…] Franziu a testa de má vontade ao ouvi-la dizer: ‘Todo homem precisa da convicção da fé para crescer espiritualmente’. […] “ (pág. 136)“- É preciso ver além das pessoas. São as crenças que movem os homens. O dinheiro vem depois – disse Leonardo, com um ar petulante de quem não pretende de quem não pretende se desfazer da Relíquia.” (pág. 187)

SINOPSE:
“A busca por uma antiga tapeçaria e o mal espalhado por onde ela passa é pano de fundo para o primeiro livro da Trilogia do Apocalipse, de autoria de Ilmar Penna Marinho Júnior, que aborda temas como fé, violência, crime, ganância e sexo. Uma das sete peças que faltam para completar a Tapeçaria do Apocalipse, elaborada no século XIV e exposta no Castelo de Angers, na França, a de número 75, que traz a “Besta aprisionada por mil anos”, depois de séculos, tem seu paradeiro afinal descoberto no Brasil na Rocinha, favela do Rio de Janeiro, então dominada por violentos traficantes.”

CITAÇÃO:
“-Dispensa o ódio para que haja alegria, o medo para que surja a coragem. Aumenta a tua fé, para que possas doar esperanças. Faz com que tua caridade cresça sempre para poder paz. Multiplica a fraternidade para que possas doar amor. E, ao sair daqui, seja interligada pela luz onde brilham as estrelas, ainda que distantes umas das outras. Nuvens de chumbos estão vindo, sá dona, mas é neste céu que vais encontrar a estrela brilhante, que veio de longe, bem longe, de outro planeta e aqui chegou, pousou em terra firme para trazer luz pros teus olhos azuis e coração. Vais conhecer breve o que é sentir o amor verdadeiro que vai te fazer muito feliz.” (pág. 201)
“-O amor é um mistério muito lindo quando as diferenças unem as pessoas – repetia Júlia na cozinha para uma mãe feliz, de avental salpicado de sauce béarnaise.” (pág. 215)
“[…] Estava certíssimo, o Satanás era o dinheiro que seduz para a violência e a maldade.” (pág. 169)

RESUMO SINÓPTICO:
FERDINAND ROCHRMONT DE SAILLY é o curador do CASTELO DE ANGERS na França, onde está abrigada a tapeçaria do Apocalipse, (feita em 1373 a pedido de Luís I de Valois, os ateliês parisienses de Nicolas Bataille, onde foi confeccionada a tapeçaria baseada no livro bíblico do APOCALIPSE,  obra tinha mais de 100 metros de comprimento e 4,5 metros de altura. Após várias gerações a obra foi doada e retalhada em 1783 e colocada a Venda Em 1849 teve início um movimento para reunir todas as peças e dar início a restauração, pois estavam dilaceradas, entretanto, alguns quadros desapareceram e a obra não estava completa.) e o Museu de Artes Medievais.  Ferdinand e seu auxiliar, o padre ANTOINE DUVERT, estão implementando uma grande reforma no Castelo para fazer uma grande reinauguração, tendo como ‘estrela’ principal a Tapeçaria e toda sua simbologia. O quadro principal que representa ‘Diabo enjaulado por mil anos’ está desaparecido. Surge uma pista que está no Brasil, mais precisamente na favela da Rocinha no Rio de Janeiro. AURÉLIEN que é sobrinho do padre Antoine, por ser exímio atirador de arco e flecha, policial e pesquisador, é convocado para ir ao Brasil, mais precisamente em uma ONG francesa, onde o quadro foi visto pela última vez, para resgatá-la. Ao chegar lá, se depara com uma operação policial em busca de traficante e acaba conhecendo JÚLIA, uma estudante de jornalismo que nasceu e morou toda sua vida em Visconde de Mauá. Como já previsto pela astróloga LISA, seria um encontro de toda a vida. LISA é amante de LEONARDO, contador que passa a fazer a contabilidade dos traficantes do MORRO DONA MARTA, é casado e tem um filho adolescente cheio de problemas, como seu próprio casamento e busca consolo nos braços de Lisa… Leonardo realiza um sonho antigo que é reconstruir a antiga mansão do pai, começando assim, o início de um desejo de vingança antigo em seu coração e que guarda no porão da mansão, o segredo de seu sucesso repentino, ligado a tapeçaria desaparecida…

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
O livro é uma intrigante teia e trama bem escrita, trazendo personagens vívidos e bem desenvolvidos, de países diferentes e de caráter bem desenvolvidos. Não há personagem que não tenha um papel influente na trama, inclusive as personagens secundárias.Uma mistura de cultura, história e conhecimento bíblico, religioso e místico, em um enredo que aborda uma miscelânea de assuntos como: ambição desmedida pelo poder e dinheiro, ganância, dramas e problemas familiares, romance, crimes e traições, corrupção e como as organizações criminosas se infliltram em várias escalas políticas e policiais, religião e seu fanatismo, compõem esse livro muito bem escrito, carregado de tensão e violência, suspense, um certo mistério, tornando a leitura intensa.O leitor é levado a acompanhar todas as vertentes, convergirem para uma possível solução, trazendo um final bem amarrado, entretanto, com grande gancho para o próximo exemplar da série. Não tem como não deixar a leitura até a última página. É algo excepcional!O enredo foi muito bem pensado e a escrita é elaborada ao ponto de utilizar a existência de lugares e fatos reais, para construir uma ficção que aborda assuntos aparentemente sem ligação, mas que ao final, mostra a inteligência soberba do autor, mostra seu conhecimento e pesquisa aprofundados em diversos assuntos, trazendo o ecletismo para dentro da obra.Confesso que é um livro mais intelectualizado, que exige atenção, concentração e raciocínio do leitor, para conseguir entender nas entrelinhas a simbologia do real sentido da obra e o significado por traz de todo o enredo. Embora recomende a leitura para todos que se interessam por uma boa trama e suspense, acredito que nem todos se sentirão satisfeitos com a leitura, pois exige um determinado nível de conhecimento e entendimento de determinados assuntos. Sem querer comparar, mas apenas como exemplo de estilo que o livro carrega, é algo como O CÓDIGO DA VINCI.O que sei é que já está na lista dos melhores livros lidos no ano até aqui.
NOTA : 5,00 de 5,00*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *